Quando vamos a supermercados decentes (ou sejam, que tenham produtos ocidentais), procuramos em vão por alguma marca portuguesa. Na melhor das hipóteses, encontramos vinho, mas quase só em lojas da especialidade.
Já produtos italianos e franceses (percebe-se), espanhóis (percebe-se menos) e alemães (???) é ao pontapé.
Um caso que me afecta pessoalmente é o da Azeitona. Ora há azeitona melhor que a azeitona portuguesa? E tremoço? Precisamente, não há.
E deparo-me com isto:
Mas que é isto???!!!
E o Grande Conglomerado Nacional da Azeitona não faz nada???!!! 1.400 milhões potenciais consumidores!!! Não digo avançar já com a pasta de azeitona, mas o chinês, que é um povo que gosta de cerveja (e bebe como gente grande), de certeza que alinhava logo no tremoço!
Tenho para mim que se justificava visita de estudo de certo e determinado membro da família, especialista em benchmarkings, para efectuar análise aprofundada do mercado (um mês pelo menos, dois para a coisa ficar bem feita).
Não é por mim, é pela azeitona nacional.
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