Sexta-feira, 16 de Março de 2007

Is your urine yellow?

A história do sangue de cobra e veneno de escorpião tem um fundo de verdade.

O fim-de-semana passado em Beijing fomos a um centro de medicina anteriormente reservado para oficiais do partido mas agora a ser preparado para receber atletas e público em geral para os Jogos Olímpicos de 2008.

(fomos lá parar porque é impossível ir "só à Muralha". Ou seja, à ida tivemos de levar com uma fábrica de Jade e com outra de Vasos - as agências devem ter comissão se lá meterem turistas - e no regresso parámos no tal centro, já em Pequim. Ou seja, saímos às 8 da manhã e voltámos às 6 da tarde, mas em 4 horas tinha-se feito a coisa.)

Fomos a esse centro para aprendermos sobre Medicina tradicional chinesa e para recebermos mais uma foot massage. E nós para massagens estamos sempre prontos.

Embora o grupo na carrinha tivesse 8 pessoas - um Estónio, respectiva esposa da Letónia, o filho de 2 anos (Kaspar) e uma colega do Estónio???!!!, mais o Sandiip, um Indiano porreiro que trabalhava em Singapura e nós os 3 (o Zé Rui Nunes também foi) - apenas estes últimos 4 foram ao Centro. O Estónio já se estava a passar com o guia...

Bem, lá nos sentámos e fomos ouvindo a Rainbow (juro) a falar sobre a TCM, os pontos de pressão dos pés e das mãos, as ervas, etc... O primeiro momento de relevo foi quando ela disse que por cada 1 parte de carne se deviam comer 4 de vegetais. Ora o Indiano era vegetariano... "No, you must eat meat! Remember, 1 part meat, 4 vegetable!". Ele olhava para nós e revirava os olhos...

Segundo momento. Enfim não foi um momento. Foi durante todo o discurso. A Rainbow nunca dizia "the". Substituia sempre por "le". Então era "le hand", "le foot", "le disease", etc... Só me fazia lembrar "Le Big Mac" do Pulp Fiction.

Terceiro momento. Já estávamos a fazer a foot massagem e perguntam-nos se queremos experimentar um produto para os músculos. Eu e o Rui evidentemente dissemos "Vamos a isso". Era o tal com sangue de cobra e veneno de escorpião. Aplicam aquilo na barriga da perna e nós nada. Passados 20 segundos começa a arder. Passados outros 10 a progressão continua. E o chinês a olhar para nós a ver quando desistíamos. Meu amigo, Putaoya Pengyou mais facilmente ficava sem perna do que admitia que aquela porcaria doía mais que uma derrota do Benfica!

Quarto momento. O melhor. Entra um "especialista" que vai ver nos tais pontos da mão qual o nosso estado de saúde geral. Começa pelo Zé Rui:

Olha para a mão esquerda. Nada.

Olha para a mão direita. Esboça um sorriso.

(o que se segue foi tudo através da Rainbow, já que o especialista era-o só em saúde, não em línguas)

ESPECIALISTA: "You have pain in your throat!"

ZÉ RUI: "No..."

E: "You have pain in your back!"

Z: "No..."

E: "You have serious problems with your liver and your kidneys..."

Z: "Really? But I don't feel anything..."

E: "You will."

Z: "Is that it?"

E: "You have yellow urine!" (triunfante)

Z: "Yes..."

E: "You sweat from your hands!"

Z: "Actually, yes..."

E: "Definetly, liver and kidney problems."

Z: "What should I do then?"

E: "You must buy some herbs. We happen to sell them here. You'll be healed in 2 weeks."

Z: "How much?"

E: "1.200 RMB".

Z: "I don't have it."

RAINBOW: "But it's your body!!!"...

Depois foi o Sandiip. Mesmo filme. Doenças graves. Mesma conclusão. Não compro.

Eu e o Rui que estávamos mortinhos por perceber os problemas gravíssimos que de certeza temos, ficámos de mãos a abanar. Assim que perceberam que não íamos comprar nada (nem ervas, nem sangue de cobra, nem veneno de escorpião) puseram-nos dali a andar em menos de um fósforo...

Foi pena. Talvez pudesse ter prevenido a carraspana com que estou hoje...


publicado por JNA às 11:47
link do post | dissertar | favorito
3 comentários:
De MFP a 17 de Março de 2007 às 23:50
Mas você agora anda sempre doente??? Faz-me lembrar alguém quando não keria ir ao serviço!!! Cuidado que os xineses são mto vulneráveis aos micróbios ocidentais... especialmente aos seus que são de má rés! Começa uma epidemia nesse país e acaba o mundo!!


De JNA a 21 de Março de 2007 às 01:44
Você, evidentemente. Parece que estou a ver: "Ah e tal, tenho uma dor que me arrepanha todo... Se calhar vou ter de faltar durante um mês..."

Relativamente à epidemia, posso desde já informar que a minha colega ontem não veio de manhã e hoje já mandou sms a dizer que só vem 6ª feira...


De Anónimo a 21 de Março de 2007 às 20:19
Eu sabia...
Você é um perigo para essa nação... 1º lixa a bolsa e depois dá início à epidemia mais terrível da história, a "gripe do alves". tadinha da yuyu!!!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.dissertações recentes

. Ano Novo, Blog Novo

. 64 Fotos NZ

. Nova Zelândia, resumo da ...

. Chuck Norris

. Quase, quase 11 meses

. O smog nao engana

. Parece que Portugal e des...

. Let's go to the movies

. Decisoes, decisoes

. Quero o meu quarto, a min...

.dissertações anteriores

.tags

. todas as tags

.outros dissertadores

SAPO Blogs

.subscrever feeds